Passada a euforia pela vitória histórica do super Barcelona na final da Champions League com uma atuação soberba coletiva e uma inesquecível do argentino Lionel Messi, sobrou a polêmica levantada por ninguém menos que Just Fontaine, o maior artilheiro de uma edição de Copa do Mundo.
Fontaine afirma que por ter visto Pelé e Messi, pode afirmar que Messi é melhor que Pelé. Longe de mim querer entrar na polêmica, até porque Pelé tá em uma outra dimensão.
Na minha opinião, já dá para afirmar que Messi é melhor que Maradona, que foi o segundo de todos os tempos. Os céticos dirão que Maradona ganhou uma Copa sozinho. E é verdade. Mas se considerarmos o todo, incluindo o Barcelona, por onde Maradona passou sem deixar saudade, Messi já fez muito mais no futebol.
A classe de Messi hoje torna ele o maior de todos sem que haja a necessidade do prêmio da Fifa apontar isso no fim do ano. Messi sobra e vai transformando o Barcelona de Guardiola em lenda. Tenho 34 anos e posso afirmar com certeza que jamais vi um time jogar o que esse Barcelona joga. Sempre na casa de 70% da posse de bola, jogo vertical e produtivo. E muito disso é responsabilidade de Messi.
Eu sou fã de Messi desde que ele surgiu embaixo da sombra de Ronaldinho no mesmo Barcelona. A classe, velocidade e rapidez de raciocínio do argentino são espetaculares. Está a anos luz de qualquer outro jogador atual, inclua-se aí Cristiano Ronaldo, Kaká e Rooney.
A Universidade de Navarro na Espanha tem um estudo que rankeia os jogadores com mais espaço na mídia, qualquer que seja ela. Ninguém supera Lionel Messi. E o que mais chama atenção é que você jamais verá notícias dele em Colunas Sociais mostrando o carro, casa, namorada, relógios com preço de apartamento, noitadas e etc. Messi é notícia pelo seu futebol. E nada mais.
Voltando a comparação com Pelé resolvi recorrer a números. Pelé deu 5 Brasileiros, 2 Libertadores e 2 Mundiais ao Santos, só pra citar os títulos importantes. Messi deu 5 Espanhóis, 3 Champions League e vai para o seu segundo mundial. Ambos foram indiscutíveis em suas épocas. Porém Pelé tem 3 copas no curriculum contra nenhuma de Messi. Tem 1289 gols contra 235 de Messi. Pelé parou uma guerra. Pelé quando expulso foi chamado de volta ao campo e expulsaram o árbitro. Aí a diferença se estabelece. Mas aos 24 anos e com mais 10 (pelo menos) de carreira o argentino pode fazer muito mais do que já fez.
Contra Maradona a comparação beira o ridículo. Maradona tem apenas 3 títulos na Europa (2 Italianos e 1 Copa da Uefa). E passagens desastrosas em clubes menores como Sevilla por exemplo. Maradona não é mais páreo.
Ao Barcelona que continue nos encantando e escrevendo a estória. Que Messi continue a desfilar sua classe por muitos anos. O futebol agradece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário