segunda-feira, 6 de junho de 2011

A Maior Farsa de Todos os Tempos

 

Ontem morreu Rosenery Melo. Até aí nada demais para um blog de esportes, certo? Errado.

Rosenery, que passou a ser conhecida como a Fogueteira do Maracanã ao atirar um morteiro no campo de jogo, deflagrou uma das maiores crises do futebol mundial em 3 de setembro de 1989 no Maracanã.

Jogavam Brasil x Chile pelas eliminatórias da Copa da Itália. Os times precisando vencer para garantir vaga no Mundial.

A rivalidade entre as duas seleções era bem grande à época, em virtude do Chile em 1987, ter aplicado à seleção do Brasil uma das suas maiores humilhações na Copa América da Argentina, um sonoro 4x0 com autoridade. Dois gols de Basay e dois de Estay.

As eliminatórias de 90 eram disputadas em um único mês e com 3 times em cada grupo, já que a Argentina por ter sido campeã em 1986 entrou em 1990 direto. No grupo do Brasil, estavam Chile e Venezuela, que era a mais fraca dos três. A vaga ficaria entre Brasil x Chile. E os jogos se tornaram guerras.

Na ida em Santiago, Romário foi expulso logo no começo quando caiu na provocação do chileno Astengo, que mordeu o peito do Baixinho. Daí para frente o Nacional de Santiago virou uma panela de pressão. O 1x1 refletiu o que foi o jogo, em que pese a polêmica do empate chileno ao bater uma falta sem autorização.

O jogo do Maracanã determinaria o classificado para a Copa. E como previsto foi um jogo nervoso do início ao (patético) fim. O Brasil dominava o Chile amplamente mas esbarrava em uma atuação soberba do seu goleiro, Roberto Rojas. O primeiro tempo foi um massacre e Rojas segurou o 0x0. Veio o segundo tempo e mais Brasil em cima. Aos 4 minutos Bebeto lançou, Careca cortou a marcação e bateu rasteiro, Rojas ainda tocou nela e a bola entrou chorada na meta chilena. Brasil 1x0.

Aos 24 minutos veio a cena mais rídicula da história do futebol mundial: Rosenery que estava sentada na arquibancada atrás do gol de Rojas, lançou um sinalizador para o campo. Rojas viu ali a brecha para tentar classificar seu país na base da desonestidade. O goleiro caiu como se tivesse sido atingido pelo morteiro. A equipe técnica do Chile veio ao gramado e o médico deu uma lâmina ao goleiro que se cortou para dar veracidade à palhaçada. Os chilenos saíram de campo e não houve mais jogo.

Após investigações, a Fifa baniu do futebol Rojas, o técnico Orlando Aravena, o médico e um dirigente chileno. O zagueiro Astengo recebeu uma punição de 4 anos assim como o Chile que não só ficou fora de 90 como ainda foi proibido de disputar a eliminatória para 1994 e qualquer competição oficial por 4 anos.

Tudo isso por conta de um sinalizador, daqueles que guiam embarcações. Atirado por Rosenery Melo, a Fogueteira que ficou famosa, posou nua para a Playboy e teve seus 15 minutos de fama. Prestou mais serviço ao futebol do que muito jogador.

Aos 45 anos, Rosenery faleceu em decorrência de um aneurisma cerebral.

Bom descanso, Rosenery.