Ontem morreu Rosenery Melo. Até aí nada demais para um blog de esportes, certo? Errado.
Rosenery, que passou a ser conhecida como a Fogueteira do Maracanã ao atirar um morteiro no campo de jogo, deflagrou uma das maiores crises do futebol mundial em 3 de setembro de 1989 no Maracanã.
Jogavam Brasil x Chile pelas eliminatórias da Copa da Itália. Os times precisando vencer para garantir vaga no Mundial.
A rivalidade entre as duas seleções era bem grande à época, em virtude do Chile em 1987, ter aplicado à seleção do Brasil uma das suas maiores humilhações na Copa América da Argentina, um sonoro 4x0 com autoridade. Dois gols de Basay e dois de Estay.
As eliminatórias de 90 eram disputadas em um único mês e com 3 times em cada grupo, já que a Argentina por ter sido campeã em 1986 entrou em 1990 direto. No grupo do Brasil, estavam Chile e Venezuela, que era a mais fraca dos três. A vaga ficaria entre Brasil x Chile. E os jogos se tornaram guerras.
Na ida em Santiago, Romário foi expulso logo no começo quando caiu na provocação do chileno Astengo, que mordeu o peito do Baixinho. Daí para frente o Nacional de Santiago virou uma panela de pressão. O 1x1 refletiu o que foi o jogo, em que pese a polêmica do empate chileno ao bater uma falta sem autorização.
O jogo do Maracanã determinaria o classificado para a Copa. E como previsto foi um jogo nervoso do início ao (patético) fim. O Brasil dominava o Chile amplamente mas esbarrava em uma atuação soberba do seu goleiro, Roberto Rojas. O primeiro tempo foi um massacre e Rojas segurou o 0x0. Veio o segundo tempo e mais Brasil em cima. Aos 4 minutos Bebeto lançou, Careca cortou a marcação e bateu rasteiro, Rojas ainda tocou nela e a bola entrou chorada na meta chilena. Brasil 1x0.
Aos 24 minutos veio a cena mais rídicula da história do futebol mundial: Rosenery que estava sentada na arquibancada atrás do gol de Rojas, lançou um sinalizador para o campo. Rojas viu ali a brecha para tentar classificar seu país na base da desonestidade. O goleiro caiu como se tivesse sido atingido pelo morteiro. A equipe técnica do Chile veio ao gramado e o médico deu uma lâmina ao goleiro que se cortou para dar veracidade à palhaçada. Os chilenos saíram de campo e não houve mais jogo.
Após investigações, a Fifa baniu do futebol Rojas, o técnico Orlando Aravena, o médico e um dirigente chileno. O zagueiro Astengo recebeu uma punição de 4 anos assim como o Chile que não só ficou fora de 90 como ainda foi proibido de disputar a eliminatória para 1994 e qualquer competição oficial por 4 anos.
Tudo isso por conta de um sinalizador, daqueles que guiam embarcações. Atirado por Rosenery Melo, a Fogueteira que ficou famosa, posou nua para a Playboy e teve seus 15 minutos de fama. Prestou mais serviço ao futebol do que muito jogador.
Aos 45 anos, Rosenery faleceu em decorrência de um aneurisma cerebral.
Bom descanso, Rosenery.
Um comentário:
Declaro aqui que a partir desta data farei desse blog a minha escola sobre futebol, amei o post sobe a Rosenery, muito bem escrito.
Parabéns,
Beijos Pati
Postar um comentário