12 de junho, 17 horas. Dia e hora da bola começar a rolar para a Copa do Mundo em solo tupiniquim.
O primeiro adversário da seleção brasileira é a Croácia. Uma velha conhecida nossa de outras copas. Foi também o adversário de estréia em 2006, um jogo duríssimo decidido na genialidade de Kaká, o melhor do mundo à época.
Croácia é uma seleção com pouco tempo de vida. Dissidente da antiga Iugoslávia traz consigo o toque de bola daquele tempo. Jogadores de meio habilidosos, atacantes goleadores e muita força pelo lado do campo. Porém a preparação tem sido traumática em termos de lesões com 3 cortes de atletas. O que já se mostra perigoso em algumas posições onde haverá de se improvisar como na lateral esquerda, onde o bom meia esquerda Daniel Pranjic deverá ser efetivado.
Tem uma espinha dorsal muito boa começando pela defesa. É um time que se assemelha bastante ao excelente time de 98 quando conquistou o trceiro lugar na sua estréia. Baseava sua força no meio e no ataque com Boban, meia do Milan e do matador Davor Suker. Nessa copa Modric e Mandzukic ocupam seus lugares.
Pletikosa é um goleiro experiente e seguro. Srna é o lateral direito e a estrela do sistema defensivo que conta com Corluka, um ótimo zagueiro de área. Srna sobe pouco ao ataque e sem um lateral esquerdo de ofício, subirá menos ainda.
O meio tem dois excelentes meias: Kranjcar e Luka Modric, campeão da Champions pelo Real Madri como titular. Prova é que o Real abriu mão do excelente Ozil por Modric. É onde o Brasil deveria ficar mais atento, pois só temos Luiz Gustavo de marcador de ofício no meio, o resto faz sombra e só. Paulinho, Oscar, Hulk e Neymar precisarão ajudar um pouco
No ataque mais bons nomes: Ivica Olic, o brasileiro naturalizado Eduardo da Silva e o goleador do Bayern de Munique, Mario Mandzukic que, ressalve-se, está fora da estréia por estar suspenso devido a expulsão na última rodada das eliminatórias.
Analisando friamente, eu destacaria como a favorita a ser o segundo time classificado do grupo. Mais para frente não deve ir pois o cruzamento deve reservar Espanha ou Holanda aos croatas e, convenhamos, são os dois últimos finalistas de Copa do Mundo e permanecem muito fortes.
No vídeo, os melhores momentos da difícil estréia de 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário