quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Entendendo o Sorteio de 2014

A Copa do Mundo de 2014 começa oficialmente nessa sexta feira na Costa do Sauípe com o sorteio das chaves que formarão os 8 grupos de quatro seleções cada.

O sorteio tem peculiaridades pré-estabelecidas e por isso ele será meio dirigido. Vou tentar explicar como funcionará. Segundo as regras times de um mesmo continente não podem estar na mesma chave, com exceção dos europeus com o máximo de 2 em cada grupo, isso porque são 13 europeus classificados. Nos outros continentes apenas 1 por chave. Depois de cada bolinha sorteada, sorteia-se a posição no grupo que ela ocupará. Usando o Brasil como exemplo: O time que sair de A2 joga na estréia da Copa com o Brasil, A3 o segundo jogo e A4 fecha a primeira fase.

As 32 seleções serão divididas em 4 potes para o sorteio. No Pote 1 ficam os cabeças de chave, que foram definidos com os 7 melhores do ranking de outubro, são eles: Argentina, Uruguai, Colômbia, Espanha, Alemanha, Bélgica e Suiça e mais o Brasil, que já se sabe ficará no grupo A abrindo a copa em São Paulo dia 12 de junho. Esse critério tornou o sorteio cheio de perigos, pois Itália, França, Inglaterra e Holanda estão entre os "mortais".


No segundo pote os europeus que restaram: Portugal, Itália, Inglaterra, França, Holanda, Croácia, Bósnia, Rússia e Grécia. Os 8 primeiros sorteados desse pote vão sendo postos em ordem de sorteio nos grupos sem surpresas. O primeiro no grupo do Brasil, segundo no B e por aí vai. O nono time será re-sorteado para um grupo onde não tenha dois europeus, ou seja, ele obrigatoriamente vai para o grupo de Brasil, Argentina, Uruguai ou Colômbia. A Fifa divulgou inclusive que deverá ser o primeiro sorteado de todos, mas eu duvido disso ainda, tiraria a graça da surpresa. Quem ficar com esse europeu não terá sorteados do terceiro pote.


O terceiro pote terá os 2 sulamericanos que sobraram: Chile e Equador e mais os 5 africanos: Costa do Marfim, Argélia, Camarões, Nigéria e Gana. De novo, será dirigido. Os sulamericanos vão para um grupo onde tenha europeus de cabeça de chave. e os africanos completam os grupos até termos 3 em cada.


Por fim o último pote tem os países do Caribe e América do Norte: EUA, Honduras, Costa Rica e México e os asiáticos Japão, Coréia do Sul, Austrália e Irã. Aí sem surpresas, o primeiro sorteado no grupo A, até o oitavo no H.


Olhando vê-se claramente a possibilidade de "Grupos da Morte" principalmente para Argentina, Uruguai e Brasil. que podem ter dois europeus em suas chaves. Poderemos ter um grupo com Brasil, Itália, Holanda e México por exemplo. Mas também poderia ser Brasil, Bósnia, Argélia e Irã. Convém ficar de olho no Grupo B que é o grupo que cruza com o nosso na segunda fase. 


Enfim, coisas que só as bolinhas nos dirão no dia 6 a partir de 1 da tarde. É esperar pra ver...

Nenhum comentário: