Passados quase 3 anos de eliminatórias e repescagens, finalmente se desenharam os 32 países que virão ao Brasil em 2014.
Acho que talvez seja a primeira Copa sem candidatos a saco de pancadas. Nenhuma grande surpresa na lista. Mesmo a estreante Bósnia-Herzegovina tem jogadores em times do primeiro escalão, como o centroavante Edin Dzeko que joga pelo Manchester City da Inglaterra.
Da América do Sul vêm Argentina, Uruguai, Colômbia, Chile e Equador. Destaque para o retorno da Colômbia fora desde 94 e para o fim da sequência do Paraguai, presente nas últimas 4 edições.
Da Concacaf os classificados foram Estados Unidos, México, Costa Rica e Honduras. Sem surpresas.
Da África virão Nigéria, Costa do Marfim, Camarões, Gana e Argélia, de volta após 3 copas ausente.
Na Ásia os classificados foram Japão, Coréia do Sul, Austrália e, a maior surpresa entre os 32, o Irã.
Pela Europa virão os campeões mundiais Espanha, França, Inglaterra, Alemanha e Itália; somam-se a eles Rússia, Bósnia, Suiça, Holanda, Grécia, Portugal, Croácia e Bélgica.
Ao que parece teremos a hipótese de grupos da morte, pois a Fifa parece inclinada a confirmar os cabeças de chaves pelo ranking Fifa e mais o Brasil por ser sede. Sendo assim os cabeças seriam a seleção brasileira, Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Uruguai e Suiça. Deixando assim de fora Inglaterra, Holanda, França, Portugal e Itália. E o como o sorteio é dirigido, por exemplo num mesmo grupo não podem ter mais de 2 europeus e apenas 1 de cada outra confederação, evitando que Brasil pegue Colômbia ou Chile por exemplo.
Em um próximo post publico com mais detalhes as regras do sorteio e suas possibilidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário